PROFESSORES

ANA PAULA LADEIRA COSTA 

É doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2013) e mestre em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo (2008). Possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004). Professora do curson de cinema e audiovisual da UEG.  Atua como coordenadora de programação da UEG TV.

 

 

CEIÇA FERREIRA
Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora e pesquisadora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de comunicação e cultura, cinema, raça e gênero.   

 

 

GEÓRGIA CYNARA

Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com pesquisa sobre a música no cinema brasileiro contemporâneo. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Cinema e Educação pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela UFG. Atua nas áreas de Comunicação, Música, Audiovisual, Cinema e Educação. É violinista e compositora das trilhas musicais dos curtas-metragens goianos "Sexodrama" (Alyne Fratari, Goiânia, 2006), "14 BIS" e "Escadaria" (Guilherme Mendonça, Goiânia, 2006), "AnoniMATO" (Orlando Lemos, Goiânia, 2006) e "A câmera de João" (Aristótelis Cardoso, 2017 – em parceria com o compositor Rogério Sobreira); técnica de som direto do curta "Marcas D’água" (Thaís Oliveira, Goiânia, 2010); editora de som e compositora da música do média-metragem documental "Minha avó era Palhaço" (Mariana Gabriel e Ana Minehira, São Paulo, 2015). Como curadora, já participou de festivais como Mostra da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – Seção Goiás (2006), Goiânia Mostra Curtas (2016, 2017) e Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (2011, 2012 e 2017). É uma das coordenadoras (2020-2022) do Seminário Temático Estilo e Som no Audiovisual da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) e docente efetiva nos cursos de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e da Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema e Audiovisual: Linguagens e Processos de Realização, ambos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), onde atualmente ministra as disciplinas de Introdução à Linguagem Sonora e Crítica e Curadoria.

 

 

JOSÉ EDUARDO RIBEIRO MACEDO

José Eduardo é professor e pesquisador de cinema e audiovisual. Mestre em sociologia e graduado em Ciências Sociais pela UFG. Desde 2006 integra o corpo docente do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás, ministrando aulas e orientando trabalhos nas áreas de antropologia audiovisual, cinema documentário, direção de arte e realidade regional do audiovisual. Desde agosto de 2016 é coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual da UEG. 

 

 

 

JÔ LEVY

Professora no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás, onde também coordena o projeto de extensão Trama - Narrativas Audiovisuais e Criação de Roteiros e o projeto de pesquisa "O ensino de roteiro: clichês, processo de criação e escrita fílmica".  É doutora em Estudos Fílmicos e da Imagem, Universidade de Coimbra, e doutora em Literatura, Universidade de Brasília. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás. É roteirista e co-autora do projeto de série de ficção para TV, "Fim de Ano", contemplado pelo edital FSA/PRODAV da Ancine.

 

 

 

JÚLIA MARIANO FERREIRA

 Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (FAV/UFG). Mestre em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais FAV/UFG na linha de pesquisa Culturas da Imagem e Processos de Mediação. Especialista em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em Gestão da Responsabilidade Socioambiental e do Terceiro Setor. Possui graduação em Comunicação Social / Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência de pesquisa, ensino (nas modalidades presencial e a distância) e extensão nas áreas Arte-educação e Comunicação, com ênfase em Comunicação Comunitária, Educação da Cultura Visual e Fotografia. Desenvolve projeto de pesquisa sobre fotografia bordada e álbuns de família. É professora do curso Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

 

 

 

MARCELO COSTA

Publicitário, mestre em Cultural Visual e Doutor em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Na Universidade Estadual de Goiás - UEG é professor do curso de Cinema e Audiovisual, coordenador do Cria Lab|UEG e das emissoras de Rádio e TV. É lider do grupo de pesquisa CRIA – Centro de Realização e Investigação Audiovisual. Pesquisa cinema e educação, produção audiovisual com celular e em plataformas multimídia.

 

 

 
RAFAEL DE ALMEIDA 
 
Realizador e pesquisador de cinema e audiovisual. Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, com estágio de doutorado pela Universidad Complutense de Madrid e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás - UFG. Tem experiência como diretor, diretor de arte, montador, consultor de roteiros e curador. Seus interesses artísticos e científicos estão centrados hoje nos diálogos entre o cinema documentário, o filme-ensaio e o found footage.
 
 
 
 
 
SANDRO DE OLIVEIRA
 
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (1991), mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com pesquisa na área de atuação experimental no cinema. Professor da Universidade Estadual de Goiás - Unidade Goiânia - Laranjeiras, Goiânia-Goiás nas disciplinas de História do Cinema, linguagens audiovisuais no curso de Cinema e Audiovisual. É membro da ACCRA (Approches contemporaines de la création et de la réflexion artistiques), Laboratório de Pesquisa sobre Artes e Mídia da Universidade de Estrasburgo, França. Participa de Grupos de Pesquisas CRIA (Centro de Realização e Investigação no Audiovisual), UEG, sob a Coordenação do Prof. Dr. Rafael de Almeida T. Borges e no GEAs (Grupo de Estudos do Ator no Audiovisual), Unicamp, Coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Maciel Guimarães Jr.
 
 
 

THAIS OLIVEIRA 

Doutora em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS-UFG). Mestre em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da UFG. Graduada em Audiovisual com especialização em Cinema e Educação, atua na área de produção cinematográfica prioritariamente como captadora de som direto e Sound Designer. Também tem atuação como diretora e roteirista. Tem interesse em pesquisas direcionadas ao som de cinema, arte sonora, cinema goiano e produção técnica em audiovisual.